Nova diretoria da AMP toma posse na sede do Ministério Público
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, participou, nesta sexta-feira, 13 de dezembro, da posse da nova Diretoria Executiva e do Conselho de Representantes da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), que irão atuar no biênio 2024-2026. A solenidade aconteceu no auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede institucional do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS).
Na ocasião, tomaram posse o novo presidente da AMP/RS, Fernando Andrade Alves; o vice-presidente Administrativo e Financeiro, Henrique Rech Neto; a vice-presidente de Núcleos, Luciana Cano Casarotto; o vice-presidente de Valorização Funcional, Reginaldo Freitas da Silva; a vice-presidente de Relações Institucionais, Karine Camargo Teixeira; a vice-presidente de Mobilização Social e Relacionamento, Julia Ilenir Martins; e a vice-presidente de Jubilados, Guacira de Almeida Martins.
Também foi empossado o Conselho de Representantes, composto pelos titulares Carlos Eduardo Vieira da Cunha, Fernando César Sgarbossa, Márcia Regina Nunes Villanova, Miguel Bandeira Pereira e Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto; e pelos suplentes Frederico Carlos Lang, Lisiane Villagrande Veríssimo da Fonseca e Raynner Salles de Meira.
Em sua manifestação, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, deu as boas-vindas ao amigo e colega Fernando Andrade Alves como presidente da AMP, função que já foi ocupada por nomes que marcaram a história do Ministério Público. “Nesta data tão simbólica, é fundamental destacar a importância do papel associativo e o quanto estarmos unidos dentro desta entidade nos faz mais fortes. Esta fortaleza deve sempre ser permeada pelo diálogo construtivo e honesto com a Procuradoria-Geral, parceria esta que balizou a atuação do João Ricardo, que se despede hoje da presidência da AMP”, sublinhou o PGJ.
Em um discurso recheado de nomes e agradecimentos, o novo presidente da AMP, Fernando Andrade Alves, falou sobre a sua trajetória no Ministério Público e na AMP e agradeceu aos muitos amigos que participaram e ainda participam dessa caminhada.
“Vamos à luta a que nos oferecemos servir. Somos um Estado forjado a ponta de lança e patas de cavalo, na força das guerras que primeiro nos uniram contra a tirania de um império que nos retirava riquezas, mas depois nos separaram em cores que até hoje são a marca e influenciam nossa política. Sabedores disso, conduziremos nossa associação na defesa intransigente de nossos espaços e de nossa relevância no debate público local e nacional. Mas também não esqueceremos de buscar desenvolver um ambiente fraterno entre promotores e procuradores, entre promotores e servidores do MP”, disse, sobre a nova função assumida.
“Registro que ter sido o 28º colega de Ministério Público a presidir a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em seus 83 anos de rica história, foi uma honra indescritível. Me dediquei ao mandato que meus pares duas vezes me outorgaram de corpo e alma”, disse João Ricardo Tavares no seu discurso de despedida. O promotor de Justiça falou sobre os desafios enfrentados nos últimos quatro anos, que incluiu uma pandemia e uma grande enchente, e agradeceu a todos que, de alguma forma, tiveram participação no trabalho da AMP durante esse período. Por fim, desejou sucesso a Fernando Andrade Alves. “É um orgulho imenso passar o bastão para tuas mãos”, disse ele, ressaltando a dedicação e a lealdade do amigo e colega.
O ex-presidente da Conamp e da ex-presidente da AMP/RS Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto falou em nome do atual presidente da entidade, Tarcísio Bonfim, agradecendo o empenho de João Ricardo Tavares e dando boas-vindas para Fernando Andrade Alves.
MESA DE AUTORIDADES
Também compuseram a mesa de autoridades, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, representando o governo do Estado; presidente do TJRS, desembargador Alberto Delgado Neto; defensor público-geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria; corregedor-geral do MP, Fábio Roque Sbardellotto; presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Voltaire de Lima Moraes; procurador-chefe da Procuradoria da República no RS, Felipe da Silva Müller; procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no RS, Denise Maria Schellenberger Fernandes; presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia; representante da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e ex-presidente da AMP/RS, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto; e o presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), Luciano de Faria Brasil.
Acompanharam a solenidade membros da Administração Superior, ex-presidentes da AMP, ex-procuradores-gerais de Justiça, procuradores e promotores de Justiça, representantes de diversos órgãos e instituições, servidores do MP e demais convidados.