Evento no MPRS celebra nesta segunda o Dia Internacional contra a Corrupção
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) sediará, na próxima segunda-feira, 9 de dezembro, a partir das 13h30, seminário em celebração ao Dia Internacional contra a Corrupção. O evento, aberto ao público, é organizado pela Rede de Controle da Gestão Pública no RS (REDE RS) que, neste ano, é presidida pelo MPRS e tem como objetivo debater temas relacionados ao combate à corrupção e estimular a integridade na formação dos jovens e estudantes. Conta ainda com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional da do MPRS (CEAF).
A programação inclui palestras do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin, e da advogada e professora Flávia Scabin, que falará sobre reconstrução resiliente de territórios atingidos por desastre e governança orientada à transparência. Também será assinado um novo termo de acordo de cooperação técnica da Rede de Controle e serão apresentados os trabalhos vencedores do concurso de manifestações artísticas sobre integridade do projeto Escola Íntegra.
Para o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Proteção do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, Cível, Família e Sucessões (CAOPP), Tiago de Menezes Conceição, que representa o MPRS na presidência da REDE RS, mesmo tendo muito a comemorar em razão dos avanços na maior integração entre as instituições e entidades parceiras, em 2023, o Brasil ocupava a 104ª colocação em um índice que mede, da menor para a maior, a percepção de corrupção da população, elaborado pela Transparência Internacional/Brasil, que avaliou 180 países. “Ou seja, apesar de todos os esforços, ainda há muito a ser feito. Nesse sentido, o seminário propõe-se a difundir conhecimento e valorizar a integridade como elemento de formação humana profilático à chaga da corrupção”, destaca o promotor de Justiça.
Além de homenagear o Dia Internacional contra a Corrupção, comemorado mundialmente no dia 9 de dezembro, o evento celebrará os 15 anos da REDE RS.
Clique aqui para fazer sua inscrição.