Selo “Cidades Antirracistas” será lançado nesta quarta-feira no MPRS
Para reafirmar o compromisso com a Justiça e a igualdade racial, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e da Proteção aos Vulneráveis (CAODH), lança, nesta quarta-feira, 27 de novembro, o selo “Cidades Antirracistas”. Por meio da distribuição do selo aos municípios gaúchos que implementarem as políticas públicas de promoção da igualdade étnico-racial, o projeto visa reconhecer e incentivar essas cidades comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.
Serão contemplados os municípios que aderirem ao projeto proposto pela instituição e cumprirem com a criação de tríplice estrutura mínima de enfrentamento ao racismo: Conselho Municipal de Igualdade Racial, Plano Municipal de Igualdade Racial e coordenadoria ou secretaria especializada.
O selo será lançado em evento no Auditório do Ministério Público (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80), que acontece das 13h30 às 17h30. O evento conta com a parceria da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, que na ocasião irá apresentar e assinar protocolos de políticas estaduais de igualdade étnico-racial no RS.
“Nosso objetivo é o enfrentamento, de forma interdisciplinar, do racismo em suas diversas formas de expressão, como estrutural, institucional, recreativa, epistêmica, ambiental, religiosa e individual, através do fomento à criação dessas estruturas de enfrentamento e a adesão ao Sistema Nacional de Igualdade Racial (SINAPIR)”, destaca o coordenador do CAODH, Leonardo Menin.