Empossados 34 novos promotores de Justiça
Entre no Flickr do MPRS para acessar as fotos do evento, clicando aqui .
Trinta e quatro novos promotores de Justiça, aprovados no 50º Concurso para Ingresso à Carreira do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, foram empossados nesta segunda-feira, 18 de novembro, em cerimônia ocorrida no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede institucional do MPRS, em Porto Alegre. A sessão solene, realizada perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores, contou com a presença de procuradores e promotores de Justiça, servidores do MPRS, autoridades, familiares e amigos dos empossados.
A nova promotora de Justiça Virgínia Lupatini, segunda colocada no concurso, fez o juramento oficial. Logo depois, a coordenadora da Secretaria dos Órgãos Colegiados, promotora-assessora Juliana Bossardi, fez a leitura do termo de posse, assinado pelos novos membros do Ministério Público gaúcho.
Primeira colocada no concurso, Lunara Shigueko Andrade Yamasaki falou em nome da turma. Em sua manifestação, ressaltou que todos os novos promotores empossados têm em comum os anos de estudo obstinado, inclusive aos finais de semana e feriados, até chegar a tão sonhada aprovação. “Hoje esse ciclo se encerra e se inicia outro, no qual teremos a oportunidade de exercer com a mesma dedicação que nos trouxe até aqui, a função que tanto almejamos. Não há dúvidas de que essa fase também será permeada por desafios e dificuldades, no entanto, o caminho por nós trilhado nos preparou para o exercício da tão nobre função ministerial. Estamos prontos”, afirmou.
E seguiu dizendo os motivos que os levaram a escolher a carreira no Ministério Público. “São tantas as razões, o desejo de promover a justiça, de contribuir para a construção de uma sociedade melhor. De garantir a dignidade da pessoa humana por meio de direitos sociais básicos, como saúde e educação. De resolver os problemas que afligem a coletividade, desde os mais simples até os mais complexos, de garantir o rigoroso cumprimento da Constituição Federal e das leis.”
Ao dar as boas-vindas aos novos membros do MPRS, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, falou sobre os desafios que serão enfrentados durante suas carreiras que iniciam hoje, assim como as vitórias a serem comemoradas, traçando um paralelo com a sua própria história na instituição, que completa 34 anos.
“O escritor gaúcho Érico Veríssimo escreveu: ‘Na minha opinião, existem dois tipos de viajantes: os que viajam para fugir e os que viajam para buscar.’ Tenho certeza que vocês viajaram para buscar. Buscar a recompensa pela dedicação ao estudo, buscar reconhecimento pelo esforço na profissão que escolheram, buscar, com o exercício desta importante função pública que é a de promotor, promover a justiça social que tanto precisamos. Sejam bem-vindos, colegas! Sigam viajando, sigam buscando e sigam sonhando por um mundo melhor e por uma sociedade mais justa. O Ministério Público do Rio Grande do Sul os recebe de braços abertos!”, disse, por fim, o procurador-geral.
NOVOS PROMOTORES
Tomaram posse, além de Lunara Yamasaki e Virgínia Lupatini, Lucas Cruzeiro Codeceira, Marcos Paulo Freza, Aline Beatriz Bibiano, Guilherme Vicari, Sara Weiser Martins, Catia Gabriela Bonini, Pedro Henrique Lacerda Paoliello, Débora Lopes de Morais, Laura de Castro Silva Mendes, Gabrielle Thomaz Todeschini, Tales de Almeida Schmitz, Amanda Jessyca de Souza Alves, Rodrigo Bley Santos, Alexandre Vinícius Murussi, Marco Antonio de Sousa Magalhaes, Camila Félix Argenta, Guilherme Machado Barboza, Júlia Ferreira Santos, Jéssica Cordeiro da Rocha, Gabriela Cristina Silva e Deus, Isabella Figueredo Vieira, Guilherme Roberto Guerra, Janice Katherine dos Santos Barros, Tayse Bielecki Yamanaka, Guilherme Modesti Donin, Milena dos Santos Oliveira, Guilherme Castelhone Chagas, Maura Lelis Guimarães Goulart, Rafael Hoffmann Zem, Jaquiline Liz Staub, Carolina Elisa Reinheimer e Claudio Rodrigues Araujo.
PRESENÇAS
Compuseram a mesa, além do procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, presidente do Órgão Especial do Colégio de Procuradores; e da coordenadora da Secretaria dos Órgãos Colegiados, Juliana Bossardi; os subprocuradores-gerais de Justiça Josiane Superti Brasil Camejo, Heriberto Roos Maciel, Isabel Guarise Barrios e João Cláudio Pizzato Sidou; a chefe de Gabinete da PGJ, Raquel Isotton; o secretário-geral do MP, Gilmar Maroneze; o ouvidor do MP, Mauro Renner, ex-PGJ.
Também estiveram na mesa a procuradora-geral adjunta do Estado, Diana Paula Sana, representando o governo do Estado; a presidente da Assembleia Legislativa, em exercício, deputada Eliana Baier; representando o Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Marcelo Dornelles, ex-PGJ; o corregedor-geral da Defensoria Pública, Marcelo Turela de Almeida, representando a DPE; a corregedora-geral do Ministério Público, Eva Margarida Brinques de Carvalho; a procuradora do Município de Porto Alegre Ana Catarina Alexal; o procurador-chefe da Procuradoria da República no RS, Felipe da Silva Miller; o procurador regional do Trabalho, Victor Hugo Laitano; presidente do Tribunal de Justiça Militar, em exercício, Sérgio Antonio de Brum; presidente da OAB-RS, Neusa Maria Rollin Bastos; presidente da Associação do Ministério Público e da Federação das Associações das Carreiras de Estado, João Ricardo Santos Tavares; e presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Fábio Sbardellotto.
Os integrantes do Órgão Especial que participaram da posse foram os procuradores de Justiça Sérgio Guimarães Brito, Claudio Domingos Mastrangelo, Jacqueline Fagundes Rosenfeld, Maria Ignez Franco Santos , Luiz Cláudio Varela Coelho, Irene Soares Quadros, Sérgio Santos Marino, Armando Antônio Lotti, Gilberto Thums, Anízio Pires Gavião Filho, Luiz Inácio Vigil Neto , Sílvia Cappelli, Carlos Eduardo Vieira da Cunha, Altamir Francisco Arroque, Elaine Fayet Lorenzon Schaly, Renato Vinhas Velasques, Heriberto Roos Maciel, Carla Carpi Nejar, André Ricardo Colpo Marchesan e Flávia Raphael Mallmann.
Clique aqui para assistir à solenidade de posse dos novos promotores de Justiça.