Produtores fornecerão aos órgãos de segurança dados dos contratados durante a safra de maçã
Para evitar que foragidos da justiça venham trabalhar na colheita de maçã em Vacaria, a partir de agora, trabalhadores contratados pelas empresas de fruticultura terão seus dados fornecidos aos órgãos de segurança. A decisão foi tomada em reunião com produtores de maçã, convocada pela Promotoria de Justiça de Defesa Comunitária para tratar da contratação de trabalhadores nos períodos sazonais, ocorrida na noite da última quinta-feira (15/12), na Câmara de Vereadores de Vacaria. A iniciativa é da Polícia Civil e do Ministério Público com o apoio da Agapomi e do Consepro.
Durante a reunião, a proposta inicial do Ministério Público para a formação de um Termo de Ajustamento de Conduta no Inquérito Civil instaurado foi debatida e ampliada pelos próprios produtores de maçã, que querem segurança em seus pomares.
Ficou definido que este acordo é inicial, devendo ser aprimorado no decorrer do ano para evitar riscos aos produtores de maçã, aos próprios trabalhadores, que buscam seu sustento, e à comunidade em geral.
Somente neste ano, foram presas pela Polícia Civil em Vacaria, oito pessoas de Santana do Livramento, que estavam sendo procuradas por assaltos e homicídios.