MPRS acompanha segundo turno das eleições municipais em cinco cidades
Os 20 promotores eleitorais que atuam nas cinco cidades gaúchas com mais de 200 mil eleitores acompanharam durante todo este domingo, 27 de outubro, o segundo turno das eleições municipais. O objetivo foi verificar os locais de votação das zonas eleitorais de Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria e fiscalizar possíveis irregularidades.
No final da tarde, a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios, o subprocurador-geral de Gestão Estratégica, João Cláudio Pizzato Sidou, e o coordenador do Gabinete de Assessoramento Eleitoral, promotor de Justiça Rodrigo López Zilio, estiveram na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) para acompanhar a apuração dos votos.
Isabel ressaltou a tranquilidade que marcou o segundo turno, com o registro de poucas ocorrências, e com o eleitor podendo exercer o seu pleno direito de escolha. “Mas é preocupante o alto nível de abstenção, e o MPRS, junto com outras instituições, tem que pensar em maneiras de reverter essa situação nos futuros pleitos”, afirmou.
A normalidade do pleito também foi destacada por Zilio: “esse segundo turno foi a eleição mais tranquila dos últimos anos. E o MPRS, por meio dos promotores eleitorais, contribuiu para a fiscalização e lisura do processo”. O promotor ressaltou, porém, que ainda há investigações em curso sobre eventuais irregularidades eleitorais.