MPRS apresenta Central Regional de Acolhimento às Vítimas de Santa Maria à rede de proteção
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da promotora de Justiça Daniele da Silva Pires, apresentou nesta segunda-feira, 21 de outubro, a Central Regional de Atendimento às Vítimas de Santa Maria à Delegacia de Polícia Regional (DPR), ao Centro de Referência da Mulher (CRM) e à Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Com inauguração prevista para final de novembro, na sede da Promotoria de Justiça de Santa Maria, a central, denominada espaço Bem-me-quer, prestará atendimento às vítimas diretas e indiretas de crimes ou atos infracionais, de tragédias ambientais, entre outras.
Acompanhada dos assessores Camila Pereira Noya e Luiz Felipe Siqueira, a promotora Daniele, responsável pela central, recebeu, separadamente, na sede do MP em Santa Maria, o delegado de Polícia Regional, Sandro Luis Meinerz; a coordenadora do (CRM), Lucinéa Freitas; e a secretária da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Vera Lúcia Veiga Rios.
A todos, explicou o projeto do MPRS, de implementação das centrais de acolhimento, com o intuito de canalizar os esforços da instituição no sentido de dar visibilidade às vítimas em quatro linhas de atuação: qualificação dos agentes envolvidos, fomento à rede intersetorial para a estruturação da rede de apoio, conscientização social sobre a importância do tema e o acolhimento direto das vítimas.
Além disso, a promotora ressaltou sobre a necessidade de parcerias e conversas com outros atores da rede de proteção para o estabelecimento de fluxos para que o trabalho dê resultados. “As vítimas podem procurar o atendimento da central já na fase de investigação, quando recebem um atendimento jurídico pela equipe da Promotoria ou, de acordo com a necessidade, encaminhamentos multidisciplinares a serem acordados com outros órgãos e instituições”, afirmou.
Apesar do espaço Bem-me-quer ainda não ter sido inaugurado oficialmente, a Central de Acolhimento às Vítimas já está atuando, tendo a promotora de Justiça Daniele Pires disponibilizado atendimento às autoridades que se fizeram presentes nas reuniões realizadas nesta segunda-feira.