Eleições 2024: promotores eleitorais acompanham o primeiro turno das eleições municipais no Rio Grande do Sul
Os 165 promotores eleitorais do Rio Grande do Sul fiscalizaram neste domingo, 6 de outubro, o primeiro turno das eleições no Estado para verificar os locais de votação e possíveis irregularidades.
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, acompanhado do promotor de Justiça Rodrigo López Zilio, coordenador do Gabinete de Assessoramento Eleitoral do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), acompanharam a apuração dos votos no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). O presidente da Associação do Ministério Público, João Ricardo Santos Tavares, e o procurador de Justiça João Pedro de Freitas Xavier também estiveram no TRE-RS.
"O Ministério Público se orgulha de fazer parte deste momento histórico para a democracia, que é um dos fechamentos, quando a apuração é feita e começa a materialização da vontade do eleitor depositada nas urnas", afirmou Alexandre Saltz.
Rodrigo López Zilio também esteve pela manhã no Foro Central na Capital, onde funcionou o plantão judicial eleitoral com o apoio de 12 promotores de Justiça designados. Zilio disse que o processo eleitoral ocorreu dentro da normalidade, com alguns registros de ocorrências, entre elas, boca de urna, compra de votos e transporte de eleitores.