Parceria entre MPRS e PROCEMPA pode ampliar abrangência da FICAI para outras regiões do país
Foi assinado na tarde desta sexta-feira, 4 de outubro, um termo de cooperação técnica interinstitucional entre o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (PROCEMPA), a Prefeitura de Porto Alegre e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) para ampliar a utilização da plataforma FICAI em outras regiões do país.
Plataforma criada para monitorar a frequência escolar de alunos de escolas do Rio Grande do Sul, a FICAI reforça o compromisso do MPRS com a educação e é um importante aliado contra a evasão escolar.
Com esta parceria, a PROCEMPA vai ser responsável por compartilhar esta ferramenta com outras instituições públicas que tenham o objetivo de melhorar o monitoramento da presença de crianças e adolescentes na escola.
O acordo foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, pela diretora-presidente da PROCEMPA, Letícia Batistela, pelo diretor-administrativo da PROCEMPA, André Guaragna, pela procuradora-geral da PROCEMPA, Denise De Nes, e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, Carlos Eduardo Lobo e Silva. Estiveram presentes no ato, a subprocurado-geral para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios, e chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Raquel Isotton.
A FICAI
A FICAI, ou Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente, é uma plataforma desenvolvida para monitorar e comunicar a frequência escolar de alunos. O objetivo principal é garantir que crianças e adolescentes tenham acesso contínuo à educação, permanecendo na escola e participando ativamente do processo de aprendizagem.