Abertas as inscrições para o Prêmio MPRS de Jornalismo 2024
A Procuradoria-Geral de Justiça, em parceria com a Associação do Ministério Público e a Fundação Escola Superior do Ministério Público, lançou nesta terça-feira, 1º de outubro, o edital do Prêmio MPRS de Jornalismo 2024. As inscrições estão abertas e vão até o dia 28 de outubro. A iniciativa tem o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) e da Associação Riograndense de Imprensa (ARI).
Criado em 1998, o Prêmio MPRS de Jornalismo, que está na sua 26ª edição, tem o intuito de reconhecer o trabalho de jornalistas profissionais que divulgam a atuação da instituição e de seus integrantes. Ao longo de 25 edições, foram avaliadas mais de 1,3 mil reportagens inscritas, neste que é o primeiro prêmio de jornalismo instituído no âmbito dos Ministérios Públicos dos Estados e um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul.
A coordenadora do Gabinete de Comunicação do MPRS, Roberta Salinet Alvarez, ressalta que “o Ministério Público, ao realizar este que é um dos prêmios mais tradicionais do Estado, segue acreditando no jornalismo profissional, na relevância do trabalho, da apuração, do contraditório, para contribuir com uma sociedade que consiga, ela mesma, avaliar as informações. Hoje, mais do que nunca, frente a tanta desinformação, é momento sempre de celebrar e premiar os profissionais talentosos do nosso Estado, que se dedicam a essa profissão tão essencial”.
CATEGORIAS
Podem participar dessa edição reportagens ou séries veiculadas no período 26 de setembro de 2023 a 27 de outubro de 2024 em cinco categorias temáticas:
1. Proteção Social (defesa dos direitos humanos, do consumidor, infância e juventude);
2. Segurança Pública (combate e prevenção à criminalidade);
3. Defesa do Patrimônio Público (combate ao desvio de dinheiro público e à corrupção, garantia da moralidade administrativa);
4. Saúde e Educação;
5. Sustentabilidade (defesa do meio ambiente e da ordem urbanística).
Para a inscrição em cada uma das categorias, poderão ser submetidas reportagens ou séries de reportagens publicadas em TV, rádio, jornal, revista, portal de notícias, blogs, ou redes sociais, vinculadas a empresas de comunicação. Cada jornalista (ou grupo de jornalistas) poderá inscrever apenas um trabalho em cada uma das categorias.
O Prêmio também contempla a categoria Reportagem Universitária, dedicada a estudantes de jornalismo de universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação.
EDITAL E INSCRIÇÕES
As inscrições, realizadas exclusivamente online, se encerram em 28 de outubro. Para acessar o edital e o formulário de inscrição, clique aqui.