Santa Maria: reunião entre MPRS e faculdade Sobresp define medidas para parceria no acolhimento a vítimas e familiares de crimes e atos infracionais
Foi realizada nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, reunião para um primeiro contato sobre uma parceria psicológica e jurídica entre o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em Santa Maria e a Faculdade Sobresp. O objetivo foi definir as primeiras medidas desta cooperação a ser viabilizada por meio da Central de Acolhimento às Vítimas e Familiares de Crimes e Atos Infracionais no município da Região Central do Estado.
O encontro ocorreu na Promotoria de Justiça de Santa Maria. As centrais que estão sendo inauguradas por todo o Interior tem o chamado espaço “Bem-me-quer”, com o objetivo de ressignificar o acolhimento às vítimas de violência que o MPRS oferece para a sociedade. A iniciativa está sob a coordenação do Núcleo de Promoção dos Direitos da Vítima (NUVIT). Essa foi uma reunião inicial de prospecção da rede para encaminhamentos futuros. A central, no município, ainda será inaugurada.
PARTICIPANTES
Participaram da reunião a promotora de Justiça e responsável pela Central de Acolhimento, Daniele da Silva Pires; o diretor da Sobresp, Elionai de Moraes Postiglione; o coordenador do Curso de Direito da faculdade, Raphael Urbanetto Peres; o professor do Curso de Psicologia da Sobresp e presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, Gabriel Rovadoschi; a assessora jurídica da Central de Vítimas do MPRS, Camila Pereira Noya; e o assessor administrativo da Central, Luiz Felipe Domingues.