Ministério Público investiga segurança pública em Novo Hamburgo
A Promotoria de Justiça de Novo Hamburgo (RS) instaurou inquérito civil para investigar o déficit de policiais civis e militares na cidade. A promotora de Justiça Sílvia Regina Becker Pinto também quer saber a situação atual dos equipamentos usados pelos policiais.
Em paralelo, juntamente com o promotor de Justiça Rafael Amaral, Sílvia Becker ajuizou ação civil pública, em caráter de urgência, com o objetivo de impedir a cedência de 19 policiais militares de Novo Hamburgo para a Operação Golfinho. O Ministério Público também pede o retorno imediato de outros 18 policiais que já trabalham como salva-vidas no litoral. A ação foi distribuída na 4ª Vara Cível. A juíza Valquíria Kielche pode tomar uma decisão a qualquer momento.
Na ação, os Promotores informam que "a comunidade de Novo Hamburgo vivencia uma verdadeira calamidade em matéria de Segurança Pública”. Sobre a precariedade estrutural e de pessoal das polícias Civil e Militar na cidade, os Promotores argumentam que ela "transcende o limite do razoável para uma população que gira em torno de 240 mil habitantes".