Gramado: MPRS participa de lançamento do Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres
A procuradora de Justiça Ana Maria Moreira Marchesan, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, e os promotores Max Guazzelli, de Gramado, e Annelise Steigleder, da Promotoria do Meio Ambiente de Porto Alegre, participaram, na tarde desta sexta-feira, 13 de setembro, da assinatura de um convênio entre a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado (SEMA) e o Município de Gramado para a implantação do primeiro Centro Regional de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Gramado.
Na ocasião, ocorreu também o lançamento do Guia das Aves de Gramado, cujo prefácio foi escrito por Ana Marchesan.
“Tive a honra de fazer a apresentação dessa publicação porque Gramado tem um repositório de biodiversidade fantástico. Não podemos esquecer disso. A cidade hoje tem um grande turismo de hotelaria, de parques temáticos, de atrações que, às vezes, nada tem a ver com a cultura local, mas a biodiversidade é um traço que os turistas de fato buscam, inclusive associações de observadores de aves, que vêm para desfrutar, contemplar a paisagem, ouvir os cantos dos pássaros”, disse Ana Marchesan.
Sobre o CETAS, a procuradora destacou que o MPRS luta há bastante tempo, luta essa empreendida principalmente pela Promotoria de Meio Ambiente de Porto Alegre, que tem atribuição regional, na busca de um centro de triagem de animais silvestres. “O local vai, finalmente, acolher os animais silvestres que são apreendidos, alguns alvo de maus-tratos. Vida longa para esse novo local aqui de Gramado!”
Para Max Guazelli, que esteve envolvido no projeto de criação do CETAS, este foi um momento muito esperado. “O Centro de Triagem será instalado no Parque dos Pinheiros, uma unidade de conservação integral instituída a partir de um termo de ajustamento de conduta firmado há alguns anos pelo Ministério Publico do RS com o município de Gramado, dando um importante destino para o Parque”, conta o promotor.
O evento, ocorrido na Sociedade Recreio Gramadense, contou com a participação da secretária de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marjorie Kaufmann, e da secretária municipal do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira da Silva, além da presença da procuradora de Justiça do Acre Meri Cristina Amaral Gonçalves.