Debates sobre realidade climática e atuação do MPRS nos desastres abrem o XVI Congresso do MPRS
“A Atuação do Ministério Público no Desastre Climático” foi tema de painel apresentado na manhã desta quinta-feira, 12 de setembro, durante o XVI Congresso Estadual do Ministério Público, que acontece em Gramado até a próxima sexta-feira, 13 de setembro.
Com mediação da vice-presidente de Relações Institucionais da AMP/RS, Karine Camargo Teixeira, a mesa contou com a participação, como palestrantes, dos coordenadores do Núcleo Permanente de Autocomposição – MEDIAR MP, Ivana Kist Huppes Ferrazzo e Paulo Valério Dal Pai Moraes; e dos promotores de Justiça João Paulo Fontoura de Medeiros, que atua em Canoas, Patrícia Zanchi Cunha, promotora-assessora da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, e Sérgio da Fonseca Diefenbach, promotor regional Ambiental do Vale do Taquari e designado para atuar nas questões envolvendo as enchentes na região.
“Para quem não estava no Rio Grande do Sul é difícil medir a extensão da tragédia que nos atingiu. Esse painel, com o relato dos colegas que estiveram na linha de frente, mostra um pouco da realidade e dos desafios que o Ministério Público teve de enfrentar diariamente para fazer aquilo que a sociedade espera que todos nós façamos”, disse o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz.
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Os trabalhos iniciaram com a palestra “A Realidade Climática da Atualidade”, apresentada pelo secretário-executivo do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Plano Rio Grande e professor da UFRGS, Joel Avruch Goldenfum, com mediação do vice-presidente Administrativo e Financeiro da AMP/RS, Fernando Andrade Alves.
O professor entende que o Ministério Público tem sido um grande aliado da universidade. “É de uma importância enorme poder estar em um evento como esse, falar para uma plateia que entende e tem um fantástico poder de multiplicação. As informações que circulam aqui acabam chegando a todo o Rio Grande do Sul, através de pessoas com conhecimento suficiente, não só para repassar, como também aplicá-las”, disse Goldenfum.