Cachoeira do Sul recebe a 7ª Semana do Ministério Público
A cidade de Cachoeira do Sul recebeu na noite desta terça-feira, 3 de setembro, a 7ª Semana do Ministério Público. Realizada na sede da Ulbra, o evento promovido pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) é destinado à comunidade acadêmica, especialmente para alunos do curso de Direito, e tem como foco estreitar o relacionamento do MP com a sociedade e também apresentar a instituição aos estudantes.
O palestrante do primeiro dia do evento acadêmico em Cachoeira do Sul foi o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, que falou sobre “O Ministério Público e o enfrentamento às mudanças climáticas”. O PGJ destacou as ações do MPRS no enfrentamento às mudanças climáticas e a atuação durante as enchentes no Estado. “Após a primeira enchente no ano de 2023, nós criamos o Gabinete de Estudos Climáticos, o GabClima-MPRS, que, junto com outras instituições, se tornou um setor estratégico na questão ambiental. Já em maio deste ano, nós atuamos em muitas frentes, de maneira que jamais imaginamos: fomos em abrigos ouvir as necessidades das pessoas e ver como poderíamos solucionar, atuamos em resgates, fomos em instituições de longa permanência de idosos. O que menos fizemos foi atuar em processos, e expedir recomendações, porque nós precisávamos ajudar as pessoas e estar junto a elas”, destacou Saltz.
Para encerrar a Semana do MP, nesta quarta-feira, dia 4, a promotora de Justiça Cristina Schimitt Rosa apresenta a palestra "Um olhar sobre as vítimas de crime no processo penal".
As palestras acontecem no Auditório da Ulbra – Campus Cachoeira do Sul, às 19h.
Além do procurador-geral, estiveram presentes no evento o subprocurador- geral de Justiça de Gestão Estratégica, João Cláudio Pizzato Sidou; o vice-presidente Administrativo e Financeiro da AMP/RS, Fernando Andrade Alves; os promotores de Justiça de Cachoeira do Sul Débora Jaeger Becker, Leonardo Giron, Marina da Silva Lameira e Davi Lopes Rodrigues Júnior; a diretora da Ulbra Campus Cachoeira do Sul, professora Adriana Porto; representante da direção do Foro de Cachoeira do Sul, juíza Rosuíta Maahs; coordenadora do Curso de Direito, professora Rosana Izara Luchese Willig; e o capelão universitário, pastor Renato Rodrigues Farofa.
REUNIÃO NA PROMOTORIA
Antes da palestra, o Saltz se reuniu com os promotores de Justiça de Cachoeira do Sul, na sede da Promotoria de Justiça local, para tratar de assuntos de interesse da instituição e da atuação na região.