Vale do Taquari: articulação do MPRS resulta na entrega de casas temporárias a famílias atingidas pelas enchentes
Após articulação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) entre Estado e Município, foram entregues, nesta semana, em Encantado, as primeiras 30 moradias temporárias instaladas pelo governo do RS para famílias que estavam em abrigos após as enchentes de maio. Estão previstas, no total, 500 unidades habitacionais provisórias.
A família de Cassiano Gasparini foi uma das beneficiadas com a moradia. Vítima do evento climático extremo que assolou o Vale do Taquari em setembro de 2023, Cassiano teve que sair às pressas de casa com a esposa, a filha de nove anos e os cachorros. Após sete meses em um abrigo, Cassiano conheceu o promotor de Justiça designado para acompanhar as questões referentes às enchentes na região, Sérgio Diefenbach.
“Eles conseguiram reunir recursos e reformar a casa. Chegaram a retornar e, em maio deste ano, foram novamente atingidos e perderam tudo, tendo que voltar para o abrigo. Agora poderão viver nesta casa provisória até que fiquem prontas as definitivas”, conta Diefenbach. “É um pequeno momento de felicidade no meio de tanta tragédia”, destacou. De acordo com o promotor, essas articulações estão sendo feitas em diversas cidades do Vale do Taquari, com o objetivo de retirar todas as pessoas dos abrigos.
As unidades habitacionais temporárias já chegam prontas da fábrica ao local de instalação, que requer apenas a colocação de um tipo de fundação e a execução de conexões da rede de água, esgoto e energia elétrica.