INESQUECÍVEL: “O MP precisa estar perto das pessoas”, diz Sérgio Diefenbach em novo episódio que fala sobre a enchente
O promotor de Justiça Sérgio Diefenbach, designado para atuar nas questões relacionadas aos impactos dos desastres climáticos no Vale do Taquari, é o entrevistado do terceiro episódio da série “Inesquecível”.
Durante seu depoimento à coordenadora do Gabinete de Comunicação (GabCom) do MPRS, Roberta Salinet, o promotor contou sobre a sua atuação como Ministério Público e relatou os impactos que o enfrentamento da situação de calamidade causou nele como pessoa, desde a primeira inundação no Vale do Taquari, em setembro de 2023, até as enchentes de maio deste ano, que atingiram todo o Rio Grande do Sul.
“Às vezes, a gente pensa se deveria estar ali, se gostaria de estar onde estava, e eu me senti muito útil naqueles momentos. Há quem diga e há quem possa dizer: isso não é função do Ministério Público. Mas, nesses 33 anos de carreira, eu cada vez tenho me conscientizado mais de que nós temos de estar onde as necessidades das pessoas estão. E se nós conseguíssemos fazer um pouquinho de mudança de rota, menos processos e mais foco, e talvez isso tenha a ver com o Ministério Público mais resolutivo, e se a solução para a vida das pessoas for fora do processo, que assim seja”, diz Diefenbach.
INESQUECÍVEL
O projeto, desenvolvido pelo Gabinete de Comunicação (GabCom) do MPRS com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), nasceu de uma conversa com a coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e de Acolhimento às Vítimas, Alessandra Moura Bastian da Cunha. “A sugestão de ouvirmos histórias nos despertou a vontade de fazer um trabalho mais elaborado esteticamente e com mais planejamento. Então criamos toda a identidade visual, partindo do nome, de toda a paleta de cores e da arte, tudo desenvolvido pelo videomaker Rafael Guerra, do nosso gabinete. As entrevistas também pedem um tempo maior, para que a conversa flua com tranquilidade, e isso tem sido bastante prazeroso para mim, que tenho muito apreço pelo estilo de documentário que buscamos trazer ao projeto. Importante também ressaltar a parceria das equipes do CEAF na captação dos episódios”, completa Roberta Salinet.
ASSISTA AOS DOIS PRIMEIROS EPISÓDIOS:
Os dois primeiros episódios também estão disponíveis no canal do MPRS no YouTube .
- EPISÓDIO 1: Procurador de Justiça Luiz Inácio Vigil Neto
- EPISÓDIO 2: Promotora de Justiça Cinara Vianna Dutra Braga