CAO na Estrada: Sarandi, Passo Fundo e Soledade recebem capacitações da rede de proteção à mulher na próxima semana
O projeto “CAO na Estrada”, do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CaoEVCM), terá mais uma etapa na próxima semana: terça-feira, 20 de agosto, em Sarandi; quarta, 21, em Passo Fundo; e quinta, 22, em Soledade. Serão os primeiros eventos da série, cujo objetivo é capacitar a rede de proteção à mulher em todo o Estado, após as enchentes do mês de maio.
Realizado desde 2023, o projeto conta com palestra da coordenadora do CaoEVCM, promotora de Justiça Ivana Battaglin, que aborda a atuação em rede com perspectiva de gênero para a proteção dos direitos das mulheres. Em Soledade, participa também a psicóloga forense Karen Netto, parceira do MPRS no projeto, que apresenta o Formulário Nacional de Avaliação de Risco e fala sobre a sua aplicação pela rede. Também estarão presentes os promotores de Justiça que atuam na área nas regiões em que ocorrem os eventos.
“Este é um tema muito complexo e as atuações da rede acabam por extrapolar os limites dos municípios onde ocorrem os casos de violência. Por isso, achamos fundamental a integração entre os agentes que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher da região”, destaca Ivana. De acordo com a promotora, esses eventos, além de capacitar, também são fundamentais para essa integração.
NOVIDADE
Em Passo Fundo, o evento contará com a participação do coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e da Proteção aos Vulneráveis (CaoDH), Leonardo Menin, que fará uma palestra sobre “Dissidência de gênero, discurso de ódio e implicações jurídicas”. Será a primeira vez que o tema será abordado dentro da série “CAO na Estrada”.
“O CaoDH junta-se ao projeto 'CAO na Estrada' e dá início à interiorização para fomento da cultura institucional de proteção das populações vulnerabilizadas e minorizadas, sempre associado aos promotores de Justiça com interesse em debater os temas”, explica Menin. O projeto tem formato variável e, na edição de Passo Fundo, é voltado às questões da comunidade LGBTQIAPN+ e aberto à comunidade, com participação de representação acadêmica local.
SARANDI
Em Sarandi, o evento será na terça-feira, 20 de maio, no Auditório do Sicredi (Avenida Expedicionário, 1195), das 13h30 às 17h, com a presença da promotora de Justiça Ana Flávia Amaral Rezende e participação de profissionais das redes de Sarandi, Barra Funda e Nova Boa Vista.
PASSO FUNDO
A capacitação em Passo Fundo acontecerá no dia 21 de agosto, no Auditório da Promotoria de Justiça (Rua Bororós, 69), das 9h às 16h30, com a participação dos promotores de Justiça Cassiano Pereira Cardoso e Ana Luisa de Miranda Bender Schlichting, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Terceiro Setor do MP de Santa Catarina. Ana Luisa e o professor de psicologia Jean Von Hohendorff, coordenador do grupo de pesquisa VIA-Redes (Violência, Infância, Adolescência e atuação das redes de proteção e atendimento) participarão do painel que abordará questões de gênero. Para o evento, também foram convidados representantes das instituições que compõem as redes nos municípios de Passo Fundo, Coxilha, Ernestina, Mato Castelhano e Pontão.
SOLEDADE
Por fim, no dia 22 de agosto, será a vez de Soledade. A capacitação acontecerá das 9h às 16h30 no Auditório do Centro Cultural (Rua Benjamin Constant, 60) e contará com a participação da promotora de Justiça Melissa Stein Scharnberg e profissionais que atuam junto às redes de Soledade, Barros Cassal, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Mormaço e São José do Herval.