Semana do MP: PGJ abre 40ª Semana do Ministério Público em Santa Cruz do Sul
Na terça-feira, 13 de agosto, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, esteve em Santa Cruz do Sul para acompanhar a abertura da semana do Ministério Público, que neste ano está completando quatro décadas de história. A Semana do MP em Santa Cruz foi a primeira do Estado e é realizada desde 1984, de forma ininterrupta, com o objetivo aproximar a instituição dos estudantes de Direito e da comunidade.
O evento acadêmico realizado pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), em parceria com o curso de Direito da UNISC, acontece neste ano entre os dias 13 e 15 de agosto no Anfiteatro do bloco 18 da universidade.
Em sua fala inicial, o PGJ ressaltou que a semana do MP sempre discute temas atuais e dessa vez não podia ser diferente. “O que nós vamos conversar aqui nessa semana não se aprende em banco escolar, não está em nenhum manual de direito: como se enfrenta um desastre climático na perspectiva humana, como instituição, como é o Ministério Público, que é capaz de colaborar e fazer a diferença na vida das pessoas”.
Ainda durante a cerimônia de abertura, foram prestadas homenagens aos idealizadores da Semana do MP. Receberam a placa o ex-PGJ Cláudio Barros Silva e o procurador Agenor Casaril. Para o promotor Tibiriçá Brum Pires (in memoriam), a placa será entregue a sua filha.
A programação do evento começou com a palestra do promotor de Justiça de Lajeado Sérgio da Fonseca Diefenbach, designado para atuar nas questões envolvendo as enchentes no Estado, que falou sobre "Defesa Civil e Reconstrução". Nesta quarta-feira, 14 de agosto, às 19h, a promotora de Justiça de Viamão Roberta Morillos Teixeira falará sobre "Urbanismo e Proteção Social". E para encerrar as atividades, na quinta-feira, 15 de agosto, será realizada a palestra "Gestão de Riscos de Inundações Urbanas", com a promotora de Justiça de Taquara Ximena Cardozo Ferreira, também a partir das 19h.
A mesa de abertura foi composta pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz; subprocurador-geral de Justiça de Gestão Estratégica, João Cláudio Pizzato Sidou; presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares; presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Fábio Roque Sbardellotto; diretor das Promotorias de Justiça de Santa Cruz do Sul, Rogério Fava Santos; coordenador do Núcleo da AMP/RS, Érico Fernando Barin; reitor da UNISC, Rafael Frederico Henn; coordenador do Curso de Direito da UNISC, professor Cássio Alberto Arend; procurador do Município de Santa Cruz do Sul, Eduardo Rech; e juíza Letícia Bernardes da Silva, diretora do Foro da Comarca. Também estiveram presentes no evento o vice-presidente Administrativo e Financeiro da AMP/RS, Fernando Andrade Alves, que atuou como moderador do primeiro painel, promotores e promotoras de Justiça da região.