Porto Alegre: Município apresenta ao MPRS Plano Estratégico para a Reconstrução da cidade
O secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre, Germano Bremm, esteve na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) nesta terça-feira, 6 de agosto, para apresentar ao procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, o Plano Estratégico para a Reconstrução da cidade após os desastres climáticos de maio deste ano. O secretário está à frente do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática de Porto Alegre, criado em junho com a finalidade de gerir o plano.
O trabalho foi estruturado em seis eixos estratégicos: recuperação da infraestrutura e equipamentos públicos, habitação de interesse social, projetos urbanos resilientes, recuperação de atividades empresariais e financiamentos, adaptação climática e monitoramento e transparência. Na ocasião, Germano Bremm, acompanhado do procurador do Município Eduardo Garcez, detalhou cada um deles e informou haver um fundo municipal para viabilizar a gestão dos recursos das diferentes fontes.
Assistiram à apresentação, ocorrida na sala de reuniões do Gabinete do PGJ, a procuradora de Justiça Sílvia Cappelli, coordenadora do Gabinete de Estudos Climáticos do MPRS, o GabClima; os coordenadores dos Centros de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Ana Maria Moreira Marchesan; dos Direitos Humanos e da Proteção aos Vulneráveis, Leonardo Menin; e da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias, Cláudio Ari Melo; e os promotores de Justiça Annelise Steigleder, Felipe Teixeira Neto; Martha Weiss Jung, Luis Felipe Tesheiner e Leonardo Barrios.