Esteio: acusado pelo MPRS é condenado a mais de 28 anos de prisão por duas tentativas de homicídio contra policiais após roubo a lotérica
O Tribunal do Júri de Esteio condenou na quinta-feira, 1º de agosto, um acusado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) por tentar matar dois policiais civis após roubo a uma lotérica no Centro do município, no dia 11 de abril de 2019. A pena dele foi de 28 anos, seis meses e seis dias de prisão. O crime tem as qualificadoras de perigo comum, já que o criminoso atirou contra a viatura dos agentes próximo a uma escola, para assegurar impunidade e vantagem de outro crime, no caso o assalto, além de ser contra agentes de segurança pública no exercício da função.
O julgamento iniciou na quarta-feira, dia 31 de julho. O promotor de Justiça Fernando Bittencourt, que atuou em plenário, destaca que o réu também foi condenado pelo roubo ao estabelecimento comercial, bem como pela receptação do veículo usado durante a fuga. O promotor pediu a absolvição do réu em relação à associação criminosa.
OUTROS RÉUS
O promotor Fernando Bittencourt ainda diz que um comparsa do réu – que tentou matar os policiais após o assalto à lotérica – também foi condenado no mesmo processo. No entanto, os crimes em que ele foi responsabilizado são o roubo ao estabelecimento comercial e de uma caminhonete usada na fuga, bem como receptação de outro automóvel também utilizado na fuga. A pena foi de 27 anos, 11 meses e 10 dias de reclusão. O MPRS pediu a absolvição dele em relação à associação criminosa. Um terceiro comparsa dos dois condenados foi absolvido pelo Conselho de Sentença.
Em relação a mais quatro réus, também investigados por terem participado de alguns dos crimes, o promotor pediu a absolvição deles pelo roubo da lotérica, receptação de um veículo e da associação criminosa.