Taquara conta com centro de distribuição de donativos para desabrigados pelas cheias
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS) em Taquara está acompanhando de perto os locais que recebem e distribuem doações para os desabrigados pela enchente. “A cidade conta com um programa de centros de distribuição, denominado ‘Paranhana Mais’, muito bem organizado”, ressalta a promotora de Justiça Ximena Cardozo Ferreira.
Os centros, iniciativa do Instituto Taquara Mais (associação civil sem fins lucrativos), são destinados, exclusivamente, a doações em grandes volumes e recebem donativos em grandes cargas (caminhões e carretas), organizam e destinam somente para entidades que estão realizando a entrega dos donativos para as pessoas afetadas. “Nestes endereços não é realizada entrega de doações pontuais para pessoas físicas”, explica Ximena.
O Paranhana Mais atende as 10 cidades do Vale do Paranhana (Igrejinha, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Parobé, Presidente Lucena, Riozinho, Rolante, Santa Maria do Herval, Taquara e Três Coroas) e funciona em dois locais: no Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), na Av. Oscar Martins Rangel, 4500, e na Associação dos Motoristas, que fica na Av. Oscar Martins Rangel, 3413, ambos em Taquara.
O CD da FACCAT é destinado para o recebimento e triagem das doações de roupas, exclusivamente. As demais doações permanecem sendo recebidas e entregues no CD da Associação dos Motoristas.
“Para as entidades e grupos que estão entregando os donativos diretamente aos impactados, a retirada segue sendo coordenada pelo CD da Associação dos Motoristas”, salienta a promotora, lembrando que os centros seguem precisando de voluntários para auxiliar nos trabalhos.