Comunicação do MPRS apresenta crescimento nas redes sociais e registra aumento de 250% na produção de vídeos institucionais em um ano
O núcleo de redes sociais do Gabinete de Comunicação Social do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GabCom/MPRS) produziu recentemente um relatório anual da produção de vídeos institucionais divulgados nestas plataformas de comunicação.
O objetivo do estudo foi avaliar os dados de junho de 2023 a junho de 2024, como o alcance das publicações no Instagram que atingiram mais de 920 mil contas – um aumento de 342% em relação ao intervalo anterior – e o aumento de mais de 250% na produção e publicação de vídeos. Foram publicados 216 reels no feed do @ministeriopublicors que, juntos, somam 2,8 milhões de visualizações.
O relatório também detalhou o desempenho das publicações durante as enchentes de maio. Com conteúdo diversificado e fluxo intenso – foram 164 conteúdos no feed e mais de 300 stories –, o Instagram do MPRS gerou quase 170 mil ações de interação (curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos), conquistando mais de 10 mil novos seguidores.
“Trabalhar com redes sociais é uma questão de tentativa e erro. Por isso, analisamos mensalmente o desempenho dos conteúdos. A ideia de compartilhar esses números com a Administração Superior é de mostrar como performa cada post e porque vale investir em determinados formatos. Só assim nossas publicações conseguem furar a bolha de seguidores e chegar a novos usuários”, explica Michelle Teixeira, analista de redes sociais do MPRS, responsável pela análise dos dados.
A coordenadora do GabCom/MPRS, Roberta Salinet, reforçou a importância de a instituição estar cada dia mais presente nas redes sociais. “Como fazemos comunicação pública, temos o dever de nos comunicarmos com transparência com o cidadão, e muitas pessoas usam as redes sociais como sua principal fonte de notícias e informações. Estar presente nessas plataformas garante que as informações importantes cheguem a um público mais amplo e diversificado”, justifica Salinet.
Para Leandro Belles, coordenador da assessoria de imprensa do MPRS, o resultado é fruto de uma mudança nos fluxos internos de comunicação e também da aposta da comunicação em pluralizar os canais de informação com a sociedade. “Nós, como instituição, precisamos pluralizar e democratizar os canais de diálogo com a sociedade. A partir desta nova abordagem, conseguimos comunicar de maneira mais clara o trabalho do Ministério Público e a importância do mesmo para a comunidade gaúcha”, destaca.
Vídeo institucional "Orgulho em Pertencer" produzido pelo GabCom no mês de junho: