Crise climática: GAECO/MPRS fiscaliza estabelecimentos comerciais em Porto Alegre para evitar aumentos abusivos nos preços
Equipes do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), estiveram nesta segunda-feira, 6 de maio, em estabelecimentos comerciais, como mercados e farmácias, em diversos bairros em Porto Alegre, além de alguns postos de combustíveis. O objetivo é seguir combatendo a prática de aumentos abusivos em combustíveis e itens básicos de alimentação e medicamentos ou produtos de higiene.
“Fiscalizamos em torno de 15 mercados e 15 farmácias e não foi encontrado nenhum caso de sobrepreço em itens como soro fisiológico, fralda geriátrica, remédio para diabetes, lenço umedecido, fralda, entre outros”, relatou o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, que coordena as ações.
Segundo Alcindo, foram encontradas prateleiras vazias em diversos mercados, mas todos mantendo os preços praticados antes da situação atual das enchentes. “De qualquer forma, seguiremos nas ruas para garantir que os consumidores sejam respeitados”, finalizou o promotor.