Novo Hamburgo: Casa da Lomba começa a ser restaurada com recursos do FRBL
O prédio histórico, conhecido como Casa da Lomba, em Novo Hamburgo, começou a ser restaurado. A obra conta com um investimento total de mais de R$ 1,8 milhão. Desse valor, o FRBL, Fundo para Reconstituição de Bens Lesados, gerido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, irá repassar R$ 1,074.400,00. A empresa que vai executar a etapa inicial da obra tem 12 meses para a conclusão do serviço, mas o município pode prorrogar o prazo caso seja necessário.
O FRBL reúne recursos oriundos de ações civis públicas ajuizadas em todo o Estado, assim como termos de ajustamento de conduta. O dinheiro dos ilícitos é revertido para projetos que beneficiam a sociedade nas áreas cultural, ambiental, de defesa do consumidor, segurança pública, entre outras. No caso da Casa da Lomba, a destinação de recursos do FRBL reforça o compromisso do MPRS com a preservação da cultura e de bens históricos.
PROJETO RESTAURO DA CASA DA LOMBA
O projeto de restauro da Casa da Lomba tem como objetivo preservar o patrimônio cultural da cidade de Novo Hamburgo por meio da obra de recuperação do prédio construído em 1860. O imóvel no bairro rural de Lomba Grande, tombado em 2007, pertence ao patrimônio municipal desde 2011 e guarda a história da colonização alemã na cidade.
O restauro, além de preservar a história e a memória da comunidade de Lomba Grande, devolverá aos cidadãos um importante equipamento cultural do bairro, para promoção e fomento da cultura e da economia local. A ideia é sediar iniciativas, como oficinas de artesanato e economia solidária, canto, coral, biblioteca, saraus, apresentações musicais e de teatro.
Fotos: Vinícius Soares/PMNH