Recicla MPRS: instituição debate importância da reciclagem dos resíduos sólidos
Para abordar a importância social e ambiental da reciclagem dos resíduos sólidos, não só do ponto de vista da redução do consumo de matérias-primas e energia, como também em relação à geração de trabalho e renda para os recicladores, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) promoveu, nesta terça-feira, 10 de julho, a webconference Recicla MPRS.
O evento, realizado por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), contou com a participação do diretor de Gestão Ambiental do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre, Marcos Salinas; da promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre Annelise Monteiro Steigleder; do biólogo e analista do MPRS na Unidade de Assessoramento Ambiental Guilherme Schulz; e da secretária-executiva do Verde MP, Sandra de Barcelos Sarmento.
A mediação foi feita pela diretora do CEAF, coordenadora do CAOMA e presidente do Verde MP, Ana Maria Moreira Marchesan. Para a procuradora, essa questão no MPRS, que começou a ser tratada há mais de 20 anos como um projeto na Promotoria do Meio Ambiente, já avançou muito, mas ainda tem um longo caminho a percorrer. Ela destacou a importância de que seja feita uma separação respeitosa e solidária dos resíduos. “Muitas vezes tem um saco cheio de material reciclável e alguém coloca no final um copinho com restos de café e estraga tudo”, enfatiza.
“Todos saímos melhores do que entramos nesse debate. Contamos com a participação de membros, servidores, estagiários e terceirizados para diminuir o consumo e aprimorar a separação dos resíduos na nossa Instituição”, ressalta, por fim, Ana Marchesan.