Canoas: MPRS acompanha inauguração do Centro Humanitário de Acolhimento
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, participou, nesta quinta-feira, 4 de julho, acompanhado da promotora de Justiça de Canoas Andrea da Silva Uequed, da inauguração do primeiro Centro Humanitário de Acolhimento. Localizado em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o local recebeu o nome de 'Recomeço' e foi planejado para garantir atendimento humanizado a famílias que perderam suas casas nas enchentes. O espaço dispõe de 126 unidades habitacionais cedidas pela Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e montadas pelo Exército Brasileiro, com capacidade para acolher cerca de 630 pessoas em 30 mil metros quadrados.
ACOMPANHAMENTO DO MPRS
O MPRS vem acompanhando a montagem da infraestrutura por meio dos promotores de Justiça de Canoas Ana Luiza Leal e João Paulo Fontoura de Medeiros, ambos com atuação na área da infância, e Melissa Marchi Juchen e Rafael Russomanno Gonçalves, no âmbito dos Direitos Humanos (idosos). As unidades são equipadas com beliches, cama de casal e berços, de acordo com a necessidade de cada família. Dezesseis máquinas de lavar roupas, resultado de articulação do MPRS, foram instaladas no local.
Na manhã de quarta-feira, faltando menos de 24 horas para a inauguração, a Força- Tarfefa do MPRS de inspeção dos abrigos, junto do MPF, visitou o espaço. Participaram da visita, o coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e da Proteção aos Vulneráveis, Leonardo Menin, o coordenador técnico do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição – Mediar MP, Paulo Valério Dal Pai Moraes, o promotor-assessor do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição – Mediar MP, Gílson Borguedulff Medeiros, e os promotores de Justiça de Canoas Rafael Russomanno Gonçalves, Melissa Marchi Juchen, Sônia Madalena Silveira Bonilla, Ana Luiza Domingues de Souza Leal e Gabriel Cybis Fontana.
Clique aqui para ver fotos da inauguração desta quinta-feira.
Clique aqui para conferir imagens da vistoria realizada quarta-feira.