MPRS participa de reunião da Câmara Temática do Meio Ambiente do governo gaúcho
Na tarde desta terça-feira, 2 de julho, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) participou da primeira reunião da Câmara Temática do Meio Ambiente promovida pelo governo do Rio Grande do Sul. No encontro, que integra o Plano Rio Grande (ação de reconstrução liderada pelo governo estadual), o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Ana Marchesan, apresentaram as percepções da instituição sobre o tema e a atuação na área do meio ambiente.
“A pauta do meio ambiente é muito importante para o Ministério Público, pois estas questões (das enchentes) têm um fundo ambiental. E esta troca entre as instituições envolvidas neste comitê representa a solidariedade que é tão importante para o Estado neste momento”, disse o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz.
A procuradora Ana Marchesan, que vai ser a representante do MPRS no comitê, explicou aos presentes a atuação da instituição na questão ambiental. “O MPRS vem atuando desde a eclosão do desastre climático de maio de 2024, na área ambiental, em relação aos resíduos das enchentes, no tocante aos animais, na recuperação do patrimônio cultural e no enfrentamento aos deslizamentos. Todavia, passado o momento agudo da enchente, pautas estruturantes como a execução de planos de contenção às cheias, recuperação de áreas de proteção ambiental (APPs), mapeamentos de áreas de risco, recuperação dos solos, das florestas e das unidades de conservação também estão no nosso radar”.
Comitê vai atuar em eixos distintos
Conforme informações do comando do comitê, exercido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, o trabalho vai ser dividido em eixos:
1) Monitoramento de infraestrutura (água, energia e telefonia)
2) Monitoramento das barragens
3) Monitoramento do nível dos rios
4) Sala de situação
5) Assistência aos animais
6) Planos de ações de resgate à fauna