Operação Plenário: GAECO/MPRS realiza ação contra líder de grupo criminoso envolvido em ameaças durante júri em Erechim
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) cumpriu nesta sexta-feira, dia 21 de junho, na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas, um mandado de busca e apreensão na cela do líder de uma organização criminosa envolvida em ameaças de morte durante júri em Erechim. Durante leitura da sentença, o réu, que é integrante da mesma facção, ameaçou de morte o juiz e o promotor de Justiça que atuou na acusação.
No dia 29 de maio deste ano, o GAECO realizou a Operação Plenário nas cidades de Erechim e Passo Fundo contra os criminosos envolvidos neste crime, cumprindo oito mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão. Nesta sexta-feira, com apoio da Brigada Militar, apenas o líder do grupo foi alvo da ação comandada pelo promotor de Justiça Diego Pessi, coordenador do 7° Núcleo Regional do GAECO – Planalto. Segundo ele, faltava apenas o cumprimento desta ordem judicial para concluir a investigação deste caso. O investigado teve um celular apreendido, que será analisado e usado como prova no processo.
No dia 10 de junho, o promotor Diego Pessi denunciou o apenado da PEJ, líder da facção, e outros 18 integrantes. Ele também solicitou à Justiça o sequestro de valores vinculados às atividades da facção e também a prisão preventiva de oito acusados, incluindo do alvo da ação realizada em Charqueadas. Todos foram denunciados por organização criminosa armada e tráfico drogas, sendo que os crimes foram praticados com violência e mediante processo de intimidação coletiva, além de ameaça a autoridades. Outras ações realizadas foram medidas cautelares, como bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens dos suspeitos.