Viamão: com mediação do MPRS, Município e Banrisul assinam contrato de financiamento para aquisição de hospital
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Núcleo Permanente de Autocomposição – Mediar-MPRS, participou nesta quarta-feira, 12 de junho, da assinatura do contrato de financiamento de R$ 24 milhões pelo Município de Viamão junto ao Banrisul para aquisição do Hospital de Viamão, que pertence ao Instituto de Cardiologia.
O procurador de Justiça Paulo Valério Dal Pai Moraes, coordenador técnico do Mediar-MPRS, ressalta que esta autocomposição é fruto de um trabalho conjunto de vários setores do Ministério Público. “O Hospital de Viamão tem uma posição central em toda a rede de saúde do Rio Grande do Sul, sendo fundamental especialmente diante dessa crise climática que estamos vivendo. Se essa peça fosse retirada, prejudicaria todo atendimento de saúde do Estado. Então este é mais um resultado da grande mediação estrutural realizada pelo MPRS”, destaca. O Estado também participou da mediação e vai assumir os juros do financiamento.
Além de Paulo Valério, participaram do evento de assinatura os promotores de Justiça Gílson Borguedulff Medeiros, também do Mediar, e Gisele Moretto, com atuação na área da saúde em Viamão; o prefeito de Viamão, Nilton Magalhães; a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann; a procuradora-geral do Município, Bárbara Leme; o deputado estadual Professor Bonatto; e o presidente da Câmara de Vereadores, Danilo Lima.
Também participaram da mediação pelo MPRS, que teve início junto ao Instituto de Cardiologia, que administrava diversos hospitais e entrou em regime de recuperação judicial, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz; a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Josiane Camejo; o secretário geral do MPRS, Gilmar Maroneze; a procuradora Flávia Mallmann e a promotora Ivana Ferrazzo, ambas do Mediar; e as assessoras Paula Sanfelice e Eduarda Sbroglio.