MPRS realiza prestação de contas na Assembleia Legislativa
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, realizou na tarde desta quarta-feira, 12 de junho, a prestação de contas do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) na Assembleia Legislativa do RS. O chefe do MP ocupou a tribuna do Plenário 20 de Setembro, em sessão presidida pelo deputado Adolfo Brito, e discorreu sobre a atuação de membros e servidores da instituição no ano de 2023, sintetizada no Relatório Anual 2023, entregue via QR Code aos deputados estaduais e disponível no site da instituição.
Saltz iniciou seu discurso saudando a todos os presentes, integrantes da mesa, deputados, membros e servidores do MPRS, além da imprensa, e lembrou que a prestação de contas à sociedade, representada pelo Parlamento, é uma obrigação legal prevista na Constituição de 1988 e agradeceu a oportunidade de apresentar o trabalho realizado.
Em sua fala, o procurador-geral destacou que a entrega do Relatório Anual não é apenas uma prestação de contas do que foi feito no período, mas um breve relato de como o Ministério Público pode mudar a vida das pessoas a partir da atuação de seus membros. “Precisamos estar cada vez mais onde as pessoas estão. Precisamos antecipar soluções para novos problemas que afligem a sociedade. Precisamos acompanhar este momento novo da humanidade de maneira rápida e eficiente, mas sem deixar de lado o nosso compromisso com a ética e o rigoroso cumprimento das leis”, disse Saltz.
Encerrada a manifestação, o procurador-geral reiterou que “a partir de intenso diálogo com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, estamos construindo um Ministério Público muito mais assertivo e resolutivo ao cidadão. Mas sempre alicerçado no comprometimento e nas necessidades que o cotidiano nos reserva”.
PRESENÇAS
Também estiveram presentes a corregedora-geral do MPRS, Eva Margarida Brinques de Carvalho; a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Josiane Superti Brasil Camejo; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Heriberto Roos Maciel; a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios; o subprocurador-geral de Justiça de Gestão Estratégica, João Cláudio Pizzato Sidou; o presidente da Associação do Ministério Público do RS, João Ricardo Santos Tavares; o ouvidor do MPRS e ex-PGJ, Mauro Henrique Renner; o secretário-geral do MPRS, Gilmar Possa Maroneze; a chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Raquel Isotton; procuradores e promotores de Justiça; servidores do MPRS e da ALRS.
Assista aqui a prestação de contas na ALRS.