Enchentes: MPRS e MPF tratam de atuação conjunta com a Secretaria de Apoio e Reconstrução
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) participou de reunião na sede da Secretaria Extraordinária de Apoio e Reconstrução, na manhã desta quinta-feira, 30 de maio, em Porto Alegre, para tratar de ações efetivas para resolver os problemas causados pela enchente que atingiu o Estado.
A comitiva do MPRS, composta pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, pela subprocuradora-geral para Assuntos Institucionais, Isabel Barrios, pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias, Cláudio Ari Mello, e pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e da Proteção aos Vulneráveis, Leonardo Menin, foi recebida pelo ministro Paulo Pimenta, que coordena a secretaria extraordinária, e pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Juntamente com o Ministério Público Federal (MPF), a instituição elencou preocupações sobre os efeitos das cheias em diferentes regiões do Estado e ofereceu uma parceria para colaborar neste trabalho.
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, destacou as ações do MPRS logo após os primeiros episódios causados pelas inundações e disse que a instituição está pronta para ser parceira do governo federal. Saltz reforça que, a partir deste encontro, haverá uma atuação mais integrada do MPRS e do MPF com a União neste desafio.
“Nosso objetivo aqui é estar junto dos governos federal, estadual e municipais e para isso precisamos unir esforços. Temos a capacidade de estar presente e próximo aos municípios para entender melhor as demandas”, ressaltou o procurador-geral.
O ministro Paulo Pimenta fez um breve resumo da atuação do governo federal nesta crise que vive o Rio Grande do Sul e apontou caminhos para possíveis parcerias com as instituições presentes.
Também acompanharam a reunião, o procurador-chefe da Procuradoria da República no RS, Felipe Müller, e o secretário executivo do Ministério da Reconstrução, Maneco Hassen.