Enchentes em Porto Alegre: MPRS faz vistoria no dique do Arroio Sarandi
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio dos promotores de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística Luís Felipe de Aguiar Tesheiner e Martha Weiss Jung, e de Defesa do Meio Ambiente, Felipe Teixeira Neto, realizaram nesta quarta-feira, 29 de maio, uma vistoria no dique do Arroio Sarandi.
O objetivo foi inspecionar os pontos onde teria ocorrido o rompimento da estrutura e acompanhar as medidas tomadas por parte do Município de Porto Alegre para recuperação do equipamento danificado por conta das enchentes que assolam a Capital gaúcha.
Os promotores de Justiça foram recebidos pelo secretário Municipal de Serviços Urbanos, Assis Arrojo, e representante do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), que falaram sobre a necessidade de remoção de moradias visando à recomposição do dique, sendo que as famílias já estavam recebendo acompanhamento do Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB) para cadastramento e medidas de realocação.
Após a vistoria, os promotores de Justiça acompanharam reunião no DEMHAB com as famílias atingidas, juntamente com a secretária Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Simone Somensi.
Já tramita na Promotoria de Defesa do Meio Ambiente inquérito civil para apurar a falha do sistema de proteção contra as cheias da Capital. Em paralelo, a Promotoria de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística irá instaurar procedimento para acompanhar o processo de remoção e indenização das famílias que serão removidas para a recuperação do dique do Arroio Sarandi.
Fotos: Paulo Godoy Jr | MPRS