MPRS, FEPAM e Exército atuam para atender pedido de socorro de voluntários de abrigo de animais
Nesta sexta-feira, 24 de maio, uma equipe do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) recebeu um pedido de socorro de voluntários que estavam cuidando de animais abrigados temporariamente na BR-290 em Eldorado do Sul.
Os cães tinham sido levados para as instalações de um pedágio desativado e os voluntários, entre eles, duas médicas veterinárias, pediram socorro nas redes sociais. A equipe do MPRS esteve no local acompanhada de dois agentes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (FEPAM).
“As condições eram realmente insalubres e precárias. Nós entendemos que foi o possível de ser feito há 10 dias, mas agora precisávamos de um local melhor para abrigá-los. Foi uma operação realizada na chuva e com a colaboração fundamental do Exército e da nossa servidora Camile Canal”, explica a promotora de Justiça Karina Albuquerque Denicol, que participou da ação.
Após 10 horas de operação, coordenada pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do MPRS, os animais foram resgatados e transferidos em veículos do Exército Brasileiro para um abrigo no Bairro Menino Deus, em Porto Alegre.
Participaram do ação Luis Perello e Mariana Stein, da FEPAM.