Desastre climático: MPRS participa de reunião interinstitucional para alinhar estratégias de enfrentamento
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, participou, na tarde desta quinta-feira, 2 de abril, de reunião na Presidência da Assembleia Legislativa do Estado com o objetivo de alinhar com as demais instituições – Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Defensoria Pública do Estado – as ações com relação aos eventos climáticos que vêm ocorrendo nos últimos dias em todo o Rio Grande do Sul.
Ficou acertada no encontro a criação de um grupo para permanente troca de informações em tempo real entre as instituições e para sugerir e auxiliar no cumprimento das ações capitaneadas pelo Governo do Estado no enfrentamento ao desastre climático.
“Nossa intenção é que o grupo que criamos hoje aqui, composto por poderes e instituições autônomas, trabalhe reunindo esforços dentro de critérios profissionais, seguindo as orientações de quem tem a capacidade técnica para definir as ações que precisam ser tomadas, como a Defesa Civil. O ‘voluntarismo’, por vezes, é exagerado e atrapalha quem está trabalhando de acordo com as regras técnicas”, disse o procurador-geral após o encontro, do qual participou também a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios. “Temos que estar alinhados, unidos, trabalhando em conjunto para minimizar os impactos desse que parece ser o maior desastre que o Estado do Rio Grande do Sul já viveu”, complementou Saltz.
Participaram do encontro, presidido pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Alberto Delgado Neto; o defensor público-geral, Nilton Arnecke; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Edson Brum, representando a instituição, entre outros.
SUSPENSÃO DO ATENDIMENTO NAS SEDES DO MPRS
Em decorrência das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, o atendimento presencial no Ministério Público foi suspenso em todo o Estado nesta quinta e sexta-feira, 2 e 3 de maio.
Além disso, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, editou na tarde desta quinta-feira, 2 de maio, ordem de serviço que determina suspensão das audiências e dos prazos administrativos de procedimentos extrajudiciais, não urgentes, em trâmite no MPRS, também nos dias 2 e 3 de maio.