Criação da Ouvidoria da Mulher marca 8 de março no MPRS
Nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul realizará uma série de eventos sobre a temática das mulheres.
OUVIDORIA DA MULHER
Às 14h, no Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, acontece o lançamento da Ouvidoria da Mulher, com a posse das procuradoras de Justiça Sarah Duarte Schutz como Ouvidora da Mulher, e Jacqueline Fagundes Rosenfeld, Ouvidora Substituta. Trata-se de um canal voltado para o atendimento especial a mulheres vítimas de todas as formas de violência e que receberá denúncias externas e internas. A criação da Ouvidoria atende uma recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público.
FALA EU TE ESCUTO
Na ocasião, acontece também o lançamento do programa “Fala, eu te escuto”, que tem como objetivo acolher, orientar e dar suporte às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que trabalham no MPRS (procuradoras e promotoras de Justiça, servidoras, estagiárias e terceirizadas). A iniciativa é do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CAOEVCM) e tem como objetivo oferecer apoio adequado e criar um ambiente seguro para todas as mulheres do MPRS, além de sensibilizar sobre a importância do respeito e apoio às colegas em situações vulneráveis, contribuíndo para uma cultura corporativa mais saudável e inclusiva.
CAFÉ DA MANHÃ PARA AS TERCEIRIZADAS
O Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher irá oferecer, partir das 8h30min, um café da manhã para as funcionárias terceirizadas que trabalham na Instituição, em Porto Alegre. O evento acontece no Espaço de Convivência, no 3º andar do prédio Sede do MPRS.
WEBCONFERENCES
A subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios, e a coordenadora do CAOEVCM, Ivana Battaglin, farão uma webconference sobre o “Fala eu te escuto” às 16h.
Clique aqui para acompanhar.
Às 17h, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPRS (CEAF) realizará webconference sobre o Dia da Mulher, com a participação das advogadas Vivian Legname Barbour e Melina Girardi Fachin, que abordarão, respectivamente, os temas “A diluição das mulheres: celebração do cuidado nas políticas de preservação do patrimônio cultural” e “Os cuidados domésticos na jurisprudência dos tribunais brasileiros”. A mediação será da promotora Ivana Battaglin, com participação da diretora do CEAF, Ana Maria Moreira Marchesan.
Clique aqui para assistir.
PODCAST
Por fim, a edição especial Dia da Mulher do podcast MP News, produzido pelo Gabinete de Comunicação do MPRS, também contará com a presença de Isabel Guarise Barrios e Ivana Battaglin.