Alexandre Saltz fará palestra sobre clima em congresso preparatório para COP30 no Pará
Nesta quinta e sexta-feira, 7 e 8 de março, será realizado pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), em parceria com a Associação dos Membros do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEP) e o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), o congresso “O Ministério Público e a COP30: perspectivas e desafios”. A programação conta com a palestra do procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Alexandre Saltz, “O Ministério Público brasileiro e a Questão Climática”, logo após a aula magna de abertura, marcada para às 17h do dia 7.
Com a participação de autoridades e especialistas de todo o país com atuação na área ambiental, o congresso é a primeira atividade da instituição direcionada ao evento internacional que ocorrerá em Belém, em 2025. Haverá transmissão pelo canal do MPPA no YouTube.
A iniciativa do MPPA se insere no contexto de preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém, no Pará, em novembro de 2025, a qual busca pautar estratégias para redução das emissões de gases do efeito estufa e diminuir os impactos nas alterações em padrões de temperatura e clima. Tais mudanças climáticas podem afetar em áreas de interesse público como saúde, alimentação e moradia, podendo ser potencializadas por conjunturas sociais complexas a exemplo da região amazônica.
PROGRAMAÇÃO
A aula magna de abertura será proferida pelo governador do Pará, Helder Barbalho, seguida da palestra do procurador-geral de Justiça do RS, Alexandre Saltz. Já no dia 8 de março ocorrerá a mesa “Experiências Exitosas do Ministério Público em Defesa do Meio Ambiente", que terá como convidados a conselheira do CNMP e ouvidora-geral do Ministério Público, Ivana Lúcia Franco Cei, e o conselheiro do CNMP e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Rodrigo Badaró Almeida de Castro. No decorrer do dia, os painéis abordarão o panorama socioeconômico no qual a Amazônia Brasileira está inserida.
A palestra de encerramento do congresso será ministrada pela a vice-governadora e coordenadora-geral do Comitê para a COP30, Hana Ghassan Tuma, que falará sobre “Expectativas e Ações do Governo do Estado do Pará para a COP30 em Belém”.