Passo Fundo: criminosos são condenados por assassinato e mais duas tentativas de homicídio
Dois criminosos foram condenados nesta terça-feira, dia 27 de fevereiro, em Passo Fundo, pelo assassinato de uma vítima inocente e por mais duas tentativas de homicídio, sendo uma das pessoas que sobreviveram, uma criança de 11 anos. Os réus receberam penas de 23 e 27 anos de prisão, cada um deles. Os delitos ocorreram em setembro de 2022 no município da região Norte do Estado.
O Tribunal do Júri acolheu todas as teses do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e os crimes tiveram as seguintes qualificadoras: motivo torpe, perigo comum e recurso que dificultou a defesa das vítimas. Apesar disso, o promotor de Justiça Marcelo Tubino, responsável pela acusação em plenário, informou que vai recorrer em relação ao tempo de pena aplicada.
“Caso emblemático em que um inocente e uma criança foram atingidas em desavença entre criminosos. O Conselho de sentença acolheu as teses do MPRS. Recorreremos da pena aplicada para que fatos dessa natureza não se repitam. A pena há de ser exemplar. A desavença entre criminosos jamais — diretamente — pode atingir o cidadão de bem”, destacou o promotor Marcelo Tubino.
Conforme denúncia do MPRS, três suspeitos foram acusados pelos crimes, mas um deles não foi pronunciado para ir a júri. Os criminosos teriam ido ao bairro Integração, na época do fato, executar um desafeto que estaria envolvido em desavenças ligadas ao crime organizado. Na ocasião, em frente a uma residência, os homens deram vários tiros e mataram uma vítima inocente, além de ferir outras duas, sendo uma delas uma criança.