MPRS acompanha lançamento do Plano Estadual de Transplantes 2024/2027
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), representado pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e da Proteção aos Vulneráveis (CAODH), promotor de Justiça Leonardo Menin, esteve presente no evento promovido pela Secretaria Estadual da Saúde, que apresentou os resultados de transplantes em 2023 e lançou o Plano Estadual de Transplantes 2024/2027. O encontro aconteceu nesta terça-feira, 27 de fevereiro, no auditório da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
Com o objetivo de fomentar o tema para maior conscientização da importância da doação de órgãos e tecidos, a Central Estadual de Transplantes, vinculada ao Departamento de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, apresentou o balanço do número de transplantes realizados no Estado, revelando um aumento de 20% nos últimos três anos. Em 2021 foram realizados 1354 procedimentos, já em 2023, 2240 procedimentos.
O Rio Grande do Sul ocupa, atualmente, o 5° lugar no ranking dos Estados com maior número de doações no Brasil, ficando atrás de São Paulo, em 1°, Minas Gerais, em 2°, Rio de Janeiro, em 3°, e Paraná, em 4°.
Além do balanço, também foram apresentados o novo site da Central de Transplantes e o Plano Estadual de Transplantes 2024/2027, bem como suas perspectivas e metas para o triênio.
Para o coordenador do CAODH, Leonardo Menin, estar participando deste evento é muito importante para a instituição, principalmente por saber que o Plano Estadual de Transplantes é um resultado, também, de um projeto do Centro de Apoio, o projeto de Fomento aos Transplantes, denominado Projeto Vidas Renovadas. “Agora, nós conseguimos obter junto ao Governo do Estado um plano que prevê metas e números fiscalizáveis e, a partir daqui, podemos pensar em estratégias de atuação em prol dos transplantes e pensar como avançar no crescimento desses números”.
Menin ainda destaca que uma capacitação com base no Plano Estadual será realizada para as equipes de Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) aqui do RS, com a Central de Transplantes e com os membros do Grupo de Apoio aos Transplantes (GAT) no Palácio do Ministério Público, na sexta-feira próxima, dia 1° de março.