MPRS participa de seminário sobre inundações em Muçum
A coordenadora do GabClima, Sílvia Cappelli, e o promotor de Justiça da Promotoria Regional do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica dos Rios Taquari e Antas, Sérgio da Fonseca Diefenbach, participaram, no último sábado, 18 de fevereiro, do seminário “Inundações: Relatos, Estudos e Enfrentamento”, organizado pela administração municipal de Muçum.
Foram discutidos, na ocasião, temas como a Bacia do rio Taquari-Antas e seu histórico com eventos de inundação, aspectos meteorológicos e hidrológicos dos eventos de inundação recentes (setembro e novembro de 2023), além de estudos em desenvolvimento sobre a temática.
Durante o seminário, foi exibido um vídeo da enchente ocorrida no Município de Muçum em setembro de 2023 e discutida a necessidade de mais transparência com relação aos dados detidos pelas barragens.
Foi informado que, atualmente, as redes de monitoramento são o INMET e o CRPM e que o de Serviço Geológico do Brasil (SGB) irá fazer o mapeamento de parte do Rio Taquari, com estudos de topografia (descrição da superfície) e batimetria (medição da profundidade). Também foi definido que no ano de 2024 ocorrerá treinamento para a Defesa Civil pelo SGB.
Definiu-se, por fim, como necessidade, a estruturação da Defesa Civil e a elaboração de planos de contingências reais. Além disso, a melhora da comunicação com a comunidade, o diálogo entre os municípios e o Estado, planejamento e registro de preço para compras, identificar áreas de riscos, parceria com universidades e fiscalização de áreas de risco e medidas de forma constante e permanente.
Ainda no seminário, o prefeito de Muçum, Mateus Trojan, falou sobre o restabelecimento de prédios públicos e anunciou a criação de uma comissão para elaboração do plano de contingência e atualização do plano diretor.