Porto Alegre: MPRS participa de vistoria nas obras da Usina do Gasômetro
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) participou, nesta quinta-feira, dia 8 de fevereiro, de uma vistoria nas obras da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. O objetivo foi verificar o andamento do trabalho de restauração, a ser concluído no primeiro semestre deste ano.
Pelo MPRS, a vistoria foi realizada pelo promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, Felipe Teixeira Neto. Estiveram presentes, os secretários municipais de Obras e Infraestrutura, André Flores, e de Parcerias, Ana Pellini. Além deles, também participaram os auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Eduardo Lehnen, Fábio Beeling e Fabiana Ester de Camargo.
Felipe Teixeira Neto diz que tramita na Promotoria um expediente para tratar justamente sobre a usina, que é um patrimônio histórico e cultural da Capital. Depois de estar fechada desde 2017, o promotor ressalta que “o município está fazendo as obras finais de restauro e, a partir dessas obras, a ideia é fazer uma concessão administrativa do espaço para devolver o espaço público, junto com o município, à comunidade”.
Segundo o promotor, após esta vistoria realizada nesta quinta-feira, a ideia é — junto com o TCE — também acompanhar as obras finais e contribuir com a modelagem do negócio, que deve entrar em consulta pública. Felipe Teixeira Neto diz que a obra civil, sob responsabilidade do município, vai ficar pronta este ano.