GabClima MPRS se reúne com SEMA e Defesa Civil para tratar da estrutura do Estado para atender desastres
O Gabinete de Estudos Climáticos (GabClima-MPRS), coordenado pela procuradora de Justiça Sílvia Cappelli, juntamente com os promotores com atuação na Promotoria Regional da bacia do Rio Taquari-Antas, Sérgio Diefenbach e Ximena Cardozo Ferreira estiveram reunidos com representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), e da Defesa Civil estadual, na tarde desta segunda-feira, 05 de fevereiro. Foram tratados assuntos relacionados a desastres naturais e mudanças climáticas, além de conhecer a estrutura do Estado e a Sala de Situação.
Durante a reunião, que durou mais de quatro horas, a titular da SEMA, Marjorie Kauffmann, informou sobre as iniciativas do Estado em relação às mudanças climáticas, bem como o Projeto ProClima 2050. Enfatizou a necessidade de aprimoramento do sistema atual para que as previsões de desastres possam ocorrer a partir de diagnósticos por laudos topográficos e análise hidrodinâmica, o que melhoraria a qualidade do serviço.
Já a Defesa Civil, apresentou um panorama de como foi a atuação da instituição nos últimos desastres que ocorreram no Estado e mencionou os cursos disponíveis de formação e capacitação de Defesa Civil para os municípios. Apresentou a Sala de Situação, local onde são realizados o monitoramento e previsão das condições hidrometeorológicas do Estado do Rio Grande do Sul, implantação de banco de dados, aplicação de modelos numéricos, análise de imagens de satélite, confecção de mosaico de radares meteorológicos, elaboração de boletins e emissão de avisos de tempo severo e extremos hidrológicos.
A coordenadora do GabClima, destacou a importância da reunião em diversos aspectos, bem como a necessidade de ajustes na comunicação entre Estado e Municípios, da necessidade de interligar os sistemas de previsão metereológica para e caminhar para alertas mais precisos. Sílvia Cappelli ainda salientou que “o Ministério Público como instituição quer colaborar e contribuir, oferecendo-se como interlocutor entre Estado e Municípios e colaborando para a melhoria e divulgação dos sistemas hoje existentes.
ENCAMINHAMENTOS
Ficou decidido pela continuidade dos encontros entre as instituições, especialmente a realização de curso de capacitação com intermediação do MPRS e dividido em módulos para tomadores de decisão e membros da da Defesa Civil dos municípios do Vale do Taquari.
Também estiveram presentes na reunião o coordenador da Unidade de Assessoramento Ambiental do MPRS, Luiz Fernando de Souza, chefe da Divisão de Meteorologia, Mudanças Climáticas e Eventos Críticos da SEMA, Diego Polacchini Carrilo, assessor técnico da Assessoria do Clima (AsClima/SEMA), Ricardo Andreazza, diretor-geral da Casa Civil Militar, Coronel Santiago Dias de Castro, chefe da Casa Civil Militar e coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Luciano Chaves Boeira, e subchefe de Defesa Civil do Estado, Coronel Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira.