Reunião entre GabClima-MPRS e Defesa Civil debate ações de conscientização sobre desastres naturais
A qualificação dos municípios para tratar dos efeitos dos desastres naturais no Estado foi tema de reunião realizada na manhã desta terça-feira, 30 de janeiro, na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul em Porto Alegre com a Defesa Civil estadual. Promovido pelo Gabinete de Estudos Climáticos (GabClima-MPRS), coordenado pela procuradora de Justiça Sílvia Cappelli, o encontro marca o reinício das atividades do gabinete criado no ano passado.
De acordo com o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, o tema é de extrema importância para a instituição e tem recebido a atenção necessária de promotores que atuam na área.
“Nós queremos investir muito na questão da qualificação e da educação dos municípios para criar uma cultura de defesa civil. Isso é fundamental. Para que a prevenção ocorra isso é fundamental”, disse Saltz.
Para isso, de acordo com o procurador-geral, a Defesa Civil vai ter o apoio do MPRS para ajudar na elaboração dos planos, na identificação das necessidades e também discutir mecanismos de otimização dos recursos destinados para a área.
A coordenadora do GabClima, Sílvia Cappelli, destacou a importância do encontro com a Defesa Civil do Estado. Conhecer os projetos e critérios para a elaboração dos editais de estruturação dos municípios para o caso de desastres, por exemplo, é uma medida que foi definida no encontro. A capacitação dos gestores também terá apoio do MP a partir do trabalho do Centro de Estudos de Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).
Na próxima segunda-feira, 5 de fevereiro, a coordenadora do Gabclima tem outra reunião na sede da Defesa Civil para conhecer o sistema de prevenção a desastres naturais do governo gaúcho.
Sistema de alerta tem baixa adesão
O sistema da Defesa Civil do Estado que envia mensagens por SMS sobre temporais, ventanias e outros fenômenos naturais ainda tem baixa adesão da população gaúcha. Conforme a Defesa Civil, o Rio Grande do Sul tem 810.532 pessoas cadastradas na plataforma IDAP (40199). Isso significa que 7,12% da população do Estado está apta a receber os avisos.
Para receber os alertas, é necessário enviar um SMS para o número 40199, informando o número do CEP.