Empossados cinco novos procuradores de Justiça
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, presidiu na tarde desta segunda-feira, 11 de dezembro, no auditório Modercil Paulo de Moraes, na sede institucional do Ministério Público do Rio Grande do Sul, a posse de cinco novos procuradores de Justiça perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores do MPRS. São eles: André Felipe de Camargo Alves, André Ricardo Colpo Marchesan, João Pedro de Freitas Xavier, Liliane Dreyer da Silva e Rogério Roque Weiller.
Após a leitura do termo de posse, feita pela promotora-assessora Juliana Bossardi, o procurador de Justiça Juan Carlos Duran, ao dar as boas-vindas aos empossandos em nome do Órgão Especial, destacou que os colegas “alcançam o ápice, a culminância da carreira profissional e o fazem depois de uma trajetória brilhante, trabalhando de modo árduo, sério, responsável e com verdadeiro amor à instituição que abraçaram”. Duran recordou das grandes mudanças pelas quais o MPRS passou, especialmente com relação às inovações tecnológicas, dos processos físicos para o formato digital. “São os procuradores e procuradoras de Justiça do futuro. Um futuro que já chegou e que trabalha de outro modo, levando em conta a urgência que está ligada ao presente como novo dado do tempo jurídico contemporâneo”, disse Duran.
Falando em nome dos empossados, João Pedro de Freitas Xavier falou sobre o tempo que levaram para chegar ao segundo grau, “mais de três décadas, o que, em outros tempos, seria uma carreira inteira, desde a posse até a aposentadoria”. Segundo ele, “este fato permite uma visão diferenciada e única da instituição e dos seus problemas, nos conferindo oportunidade e a responsabilidade de, zelando por tudo que já se conquistou, auxiliar a construção do Ministério Público do futuro”.
Na mesma linha, Alexandre Saltz ressaltou também a importância da experiência adquirida pelos colegas como promotores de Justiça: “E digo mais, a humanidade que nós adquirimos nesse período é algo que não podemos abandonar. Dizem que nós vivemos várias vidas em uma só. E hoje eu tenho certeza de que vocês reiniciam as suas vidas em uma nova etapa, com um novo desafio, iluminados por toda a experiência e maturidade”.
O procurador-geral enfatizou também que a Administração Superior vem trabalhando muito na ideia da revalorização do trabalho do segundo grau. “Não tenham dúvidas que sabemos da importância da indispensabilidade do trabalho dos procuradores de Justiça. Não é por outra razão que nós estamos trabalhando a passos largos em promover uma integração efetiva entre o primeiro e segundo graus para garantir que o princípio da unidade verdadeiramente aconteça”, afirmou.
Também participaram da solenidade a corregedora-geral do Ministério Público, Eva Margarida Brinques de Carvalho; os subprocuradores-gerais de Justiça Heriberto Roos Maciel e João Cláudio Pizzato Sidou; o subcorregedor-geral do MPRS, Ricardo da Silva Valdez; a chefe de Gabinete da PGJ, Raquel Isotton; o secretário-geral do MPRS, Gilmar Possa Maroneze; o presidente da Associação do Ministério Público, João Ricardo Santos Tavares; o presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Fábio Roque Sbardellotto; e os ex-procuradores-gerais de Justiça Francisco de Assis Cardoso Luçardo e Roberto Bandeira Pereira, além de procuradores e promotores de Justiça, servidores e convidados.
Confira os depoimentos dos procuradores de Justiça empossados:
André Ricardo Colpo Marchesan
João Pedro de Freitas Xavier
Liliane Dreyer da Silva
Rogério Roque Weiller