Viamão: MPRS e Estado buscam alternativas para utilizar espaço do antigo Hospital Colônia de Itapuã
A promotora de Justiça Roberta Morillos Teixeira participou, na sexta-feira, 1º de dezembro, de uma visita ao Hospital Colônia Itapuã, juntamente com representantes das Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Infraestrutura; Planejamento, Governança e Gestão; da Cultura; e da Saúde, além da Procuradoria-Geral do Estado. “Nosso intuito foi verificar a situação do imóvel e construir conjuntamente uma solução para aquele espaço”, destacou a promotora.
Conforme Roberta, ficou alinhado que até a primeira quinzena de janeiro será apresentado o inventário geral dos bens, que já está sendo feito, também com ênfase nos bens de valor e interesse cultural, além de um parecer ambiental. Além disso, serão buscadas as origens da destinação desta área, para que se possa apurar se existe algum gravame ou algo que possa impedir ou limitar seu uso. Por fim, ficou agendada uma reunião no início de fevereiro para tratar dos inventários e do parecer ambiental, bem como, dar seguimento ao trabalho.
A promotora de Justiça esclareceu que, enquanto isso, a Secretaria da Saúde segue responsável pelo local, mantendo segurança e equipe responsável pela manutenção e limpeza dos espaços. "O que é fundamentalmente para a proteção do bem”, ressaltou.
Roberta avaliou que “a visita foi extremamente valiosa porque aproximou as pastas que estão envolvidas no tema. Além de haver uma demonstração clara de que o Estado tem um olhar atento para o espaço e interesse na preservação do aspecto cultural, da memória e ambiental”.