MPRS participa de evento para promover a inovação nas cidades do RS
A promotora de Justiça Júlia Flores Schutt participou, na sexta-feira, 1º de setembro, da primeira edição da Aceleradora de Gestores Públicos, evento promovido pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (FEDERASUL), em Porto Alegre, a fim de gerar conexões e promover a modernização das cidades gaúchas por meio da inovação.
As atividades foram organizadas pela divisão Smart Cities da FEDERASUL, da qual participam universidades, setor público, iniciativa privada e sociedade civil. Entre os integrantes estão o Ministério Público do Rio Grande do Sul; a Universidade Feevale, junto a outras instituições de ensino do RS; a Associação Comercial de Porto Alegre; a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado; e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RS).
Para Júlia Schutt, que falou sobre Sandbox regulatório (ambiente de computação controlado, que permite o trabalho privativo, ajudando a testar novas funções e fluxos de forma segura dentro de uma empresa), as inovações são capazes de gerar novos modelos de negócio, que demandam a regulamentação em razão dos respectivos impactos à sociedade. "Devemos ter em mente que a regulamentação não é ruim, o problema é que dispomos de normas desatualizadas para enfrentar questões atuais, ou seja, o que não pode é a regulamentação engessar a evolução", destacou. A promotora ressaltou ainda que é preciso incentivar o desenvolvimento de novas técnicas sem confundir regulamentação com burocracia.
O encontro, que aconteceu no Palácio do Comércio, reuniu prefeitos e secretários do Estado com o objetivo de capacitar gestores públicos para impulsionar a inovação.