Promotora de Justiça conhece Caminho da APA do Banhado Grande em Glorinha
A promotora de Justiça Roberta Morillos Teixeira visitou, nesta terça-feira, 28 de novembro, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande. O objetivo foi conhecer o projeto que está sendo desenvolvido em Glorinha, que pretende trazer alternativas de desenvolvimento ao território.
Trata-se do Caminho da APA do Banhado Grande, uma trilha de longo curso (TLC) dentro de unidade de conservação (UC) estadual que se interligará a outras UCs do entorno. O Trecho Glorinha é o primeiro de quatro trechos que serão construídos, um em cada município que compõe a APA: Glorinha, Gravataí, Santo Antônio da Patrulha e Viamão.
TLCs são trilhas que podem ser percorridas a pé com pernoite, geralmente compostas por diversos segmentos mais curtos, que juntos, formam um grande corredor ecológico que conecta diferentes unidades de conservação, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
A trilha tem hoje 95km divididos em 10 trechos. O menor tem 8,8km, e o maior, 11,5km, com diversos atrativos, como paleotoca, roda d'água, cânion, museu, engenho de farinha, igrejas, a figueira símbolo do local, além da sede da APA Banhado Grande.
O Caminho da APA do Banhado Grande, integrante da Rede Brasileira de Trilhas, está agora em fase de sinalização e deverá ser inaugurado no primeiro semestre de 2024.