MPRS participa do lançamento do livro histórico dos 150 anos do Tribunal de Justiça
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, e a subprocuradora-geral para Assuntos Jurídicos, Josiane Superti Brasil Camejo, participaram, nesta terça-feira, 28 de novembro, do lançamento do livro histórico "150 Anos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul". A publicação faz parte das iniciativas alusivas ao aniversário do TJRS, celebrado em 3 de fevereiro de 2024.
Na ocasião, Saltz, que assina um dos artigos do livro, recebeu um exemplar das mãos da presidente do TJRS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira. Também receberam a obra o governador do Estado, Eduardo Leite, e a presidente da Assembleia Legislativa em exercício, Delegada Nadine.
Em seu discurso, a presidente Iris Helena destacou que a obra oferece o resgate histórico do protagonismo do TJRS “pelas lentes de importantes autoridades do cenário nacional e estadual, mas também de seus jurisdicionados”. A partir de decisões de casos emblemáticos, fotografias, relatos e depoimentos são retratadas histórias, mudanças e inovações ao longo dos anos.
Editor do livro, o fotógrafo Leonid Streliaev contou ter ficado surpreso com a fato de a Themis, deusa da justiça na mitologia grega, retratada em diversos locais, não estar com os olhos vendados na obra do Palácio da Justiça. E esse fato, segundo o editor, inspirou toda a elaboração da obra. "A justiça precisa enxergar, não pode ser cega. Isso deu início ao nosso trabalho. Fomos ver do que a Themis é composta. Os pés de fora mostram que o julgador deve ser humilde. Ela se curva, tem a espada que é para defender a comunidade", relata.
A obra tem a coordenação executiva de Rita Leidens, coordenação editorial de Catiúcia Ruas, curadoria de conteúdos de Tulio Milman e direção de arte de Daniel Seger.
Os desembargadores Antonio Vinicius Amaro da Silveira, presidente do Conselho de Comunicação Social do TJRS, e Márcia Kern, que preside o Comitê Especial dos 150 anos do TJRS, também falaram na solenidade.
O promotor de Justiça João Ricardo Santos Tavares, presidente da Associação do Ministério Público, também esteve presente ao evento, além de diversas autoridades.