Porto Alegre: MPRS promove atendimento à população na Restinga na próxima terça, 21
O Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CAOEVCM), realizará, na próxima terça-feira, 21 de novembro, a primeira edição do Projeto "MP na Rua". A atividade ocorre das 10h às 16h30 na Rua Baltimore, 468, no Bairro Restinga Velha.
Além do CAOEVCM, também estarão presentes os Centros de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e da Proteção dos Vulneráveis (CAODH), da Defesa da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias (CAOURB), da Educação, Infância e Juventude (CAOEIJ), Criminal e de Acolhimento às Vítimas (CAOCRIM) e o Núcleo de Promoção dos Direitos das Vítimas (NUVIT).
A ação contará também com a participação de diversos parceiros, que oferecerão atendimentos às mulheres. O Centro Despertar, por meio do Projeto Despertando Mulheres, disponibilizará os serviços de fisioterapia, aromaterapia e orientações jurídicas. Já o Lótus – Núcleo de Estudos, Capacitação e Psicoterapia sobre Violência e Preconceito prestará atendimento psicossocial às vítimas em situação de violência doméstica e familiar. O MPRS possui termo de cooperação vigente com as duas instituições.
Ainda, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) realizará até 30 atendimentos para confecção de carteiras de identidade, mediante a distribuição de senhas no local, e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) fará a atualização do Número de Identificação Social (NIS) da população da comunidade, com o intuito de identificar os cidadãos que recebem ou receberam, por direito, algum benefício social. Por fim, a Associação Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, com o propósito de enfrentar a discriminação contra mulheres no Sistema de Justiça, também participará da ação.