MPRS renova parceria com Núcleo Lótus para atendimento a mulheres vítimas de violência
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CAOEVCM), e o Lótus – Núcleo de Estudos, Capacitação e Psicoterapia sobre Violência e Preconceito assinaram, nesta segunda-feira, 13 de novembro, a renovação de termo de convênio visando à promoção de ações conjuntas para o atendimento humanizado às vítimas em situação de violência doméstica e familiar, especialmente por intermédio de grupos de apoio e acolhimento, psicoterapia individual e em grupo, a serem oferecidos para mulheres indicadas pelo Ministério Público. O objetivo é fortalecê-las para enfrentar o rompimento do ciclo da violência, capacitá-las para identificar situações de violência e suas consequências, promover qualidade de vida e prevenir o envolvimento em outras situações de abuso.
O documento foi assinado pela coordenadora do CAOEVCM, Ivana Battaglin, e pela sócia do Núcleo Lótus, Nadia Krubskaya Bisch. Conforme Ivana, a parceria é de grande importância, pois disponibiliza um serviço para amparar vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher. “O atendimento psicológico é mais um instrumento para fortalecer as vítimas e auxiliá-las no difícil processo de rompimento da relação abusiva”, disse a promotora de Justiça.
NÚCLEO LÓTUS
Fundado em 2019, o Núcleo Lótus tem o compromisso social de combater as diferentes formas de violência e preconceito que interferem diretamente na saúde emocional das pessoas. Visa promover ações de prevenção e ressignificação das experiências traumáticas seja por meio do compartilhamento de informações e conhecimento, seja por meio do atendimento e orientação especializados. O Lótus também promove capacitação de profissionais por meio de palestras, cursos e grupos de estudo.